Gastrodica

matéria

Postado em 18 de Fevereiro de 2020 às 12:44

Hospital Gastrovita é pioneiro no Piauí em procedimento endoscópico avançado no tratamento de câncer do aparelho digestivo

A primeira ESD - Dissecção Endoscópica Submucosa - do Piauí foi realizada pelo Dr. Cláudio Hashimoto, PhD em Gastroenterologia, com suporte do Dr. George Macêdo, PhD

Os avanços tecnológicos na Medicina são inegáveis, e, a cada dia, novos métodos e novas formas de tratamento das mais variadas enfermidades abrem portas para mais qualidade de vida para a sociedade.

A ESD - Dissecção Endoscópica Submucosa - é prova disso, por se tratar de um procedimento inovador, complexo e específico na área de Gastroenterologia. A técnica, que foi desenvolvida no Japão, amplia as possibilidades de tratamento de cânceres precoces no aparelho digestivo.

O procedimento exige um alto padrão técnico, tecnológico e estrutural para a realização, o que o torna um desafio para os profissionais da área. E esse desafio foi vencido no Hospital Gastrovita.

No último domingo, 16 de fevereiro de 2020, o Hospital Gastrovita recebeu o Dr. Cláudio Hashimoto, PhD em Gastroenterologia, que, com o suporte do Dr. George Macêdo, PhD, realizou a primeira ESD do Piauí.

Dr. Cláudio Hashimoto e Dr. George Macêdo na realização da primeira ESD do Piauí

O Dr. Cláudio Hashimoto, PhD, pontuou: "Felizmente, o procedimento se transcorreu de forma bastante boa, sem sangramento. Não houve nenhuma intercorrência durante o procedimento, e nós conseguimos retirar um câncer precoce, em fragmento único, sem intercorrências."

Abaixo, registros das etapas do procedimento bem-sucedido:

Câncer precoce de transição esofagogástrica

 

Alterações vasculares precoces em magnificação

Área livre do tumor após a ressecção

O especialista ainda declarou que somente um médico especializado tem o conhecimento necessário para avaliar quais casos de câncer têm indicações para esse tipo de tratamento. Assim, visando mais saúde, suporte e cuidado para melhor acolher o Piauí, o Dr. George Macêdo, PhD, especialista em endoscopia do Hospital Gastrovita, passa a realizar o procedimento no estado.

Dr. George Macêdo, PhD, afirma: "O Hospital Gastrovita, como poucos lugares no Brasil, dispõe da infraestrutura necessária para a realização desse tipo de procedimento. Então, mais uma vez, um pioneirismo para o Piauí e mais uma opção terapêutica que se abre para o piauiense, estando em consonância com o que há de melhor no mundo."

Equipe médica e de enfermagem que realizou a ESD no Hospital Gastrovita

Comente »

// Todas


gastrodicas // ver todos

// matéria

Hospital Gastrovita é pioneiro no Piauí em procedimento endoscópico avançado no tratamento de câncer do aparelho digestivo.

A primeira ESD - Dissecção Endoscópica Submucosa - do Piauí foi realizada pelo Dr. Cláudio Hashimoto, PhD em Gastroenterologia, com suporte do Dr. George Macêdo, PhDler mais

// vídeo

VOCÊ EM PRIMEIRO LUGAR

A relação entre a visão que temos do corpo e a autoestima é muito próxima.ler mais