exames

Videofluoroscopia da Deglutição

Imprimir Instruções

É um exame radiológico contrastado, seguro e não invasivo que permite adequada avaliação da dinâmica da deglutição e das suas disfunções desde a boca até o estômago, isto é, em todas as suas fases (oral, faríngea e esofágica) utilizando alimentos em diferentes consistências e quantidades, e em diferentes visões. É considerado “padrão ouro” para avaliação funcional da deglutição. 

COMO É REALIZADO

Você permanecerá em posição sentada e confortável, em cadeira apropriada para o exame e será orientado a comer alimentos variados nas consistências líquida, líquido-pastosa, pastosa e sólida que serão misturados com contraste (Bário). O exame será visto em um monitor e as imagens das fases oral, faríngea e esofágica da deglutição serão gravadas em tempo real para posterior análise. Durante o procedimento contaremos com a sua colaboração para que se necessário realize mudanças de postura, manobras facilitadoras para a deglutição e emissão vocal, a fim de garantir a melhor conduta terapêutica para a sua dificuldade e sucesso em seu tratamento reabilitador da deglutição.

TEMPO DE DURAÇÃO

30 minutos a 45 minutos, dependendo da idade, da doença de base e das limitações neuromotoras do paciente.

Preparo

  • Não coma nada até 2 horas antes do exame e não beba nada até 30 minutos antes do exame.
  • Criança, portador de doença neurológica com limitações neuromotoras (Doença de Parkinson, AVC, TCE, ELA...) e cognitivas (Demências, Afasias...) devem vir, obrigatoriamente, acompanhados por responsável e cuidador (se houver);
  • Adultos sem doença neurológica e cognitivo preservado não será obrigatório vir acompanhado.
  • Pacientes em uso de prótese dentária, adequadamente adaptada, deverá fazer uso da mesma durante o exame.
  • Será realizada uma anamnese breve com o paciente e/ou responsável, além de uma avaliação clínica da deglutição e fonoarticulatória, a fim de nortear o raciocínio das condutas durante o exame.

Observações

 

  • O Paciente pode trazer uma pequena porção de algum alimento que causa uma queixa específica. para ser usado no exame.
  • Pacientes pediátricos: os pais deverão trazer os utensílios pessoais da criança (ex.: mamadeira, copo, chupeta) e alimentos na consistência líquida (exemplo: suco, leite), líquido pastosa (exemplo: iogurte de garrafinha), pastosa (exemplo: mingau, purê, banana), sólido (exemplo: biscoito wafer)
  • Se a criança ainda estiver sendo amamentada, a mãe deverá trazer o leite materno na mamadeira)
  • Trazer exames complementares já realizados.