exames

Seriografia - Esôfago, Estômago e Duodeno

Imprimir Instruções

È o exame radiográfico que tem como objetivo avaliar a região do esôfago, estômago e duodeno, utilizando um meio de contraste à base de bário (sulfato de bário). As indicações patológicas mais comuns para uma seriografia GI superior incluem as seguintes: Gastrite, Bezoar (defeito de enchimento ou massa mal definida no estômago), Divertículos, Carcinoma gástrico, hérnia de hiato, estenose hipertrófica do piloro, Úlcera.

COMO É REALIZADO

O paciente é solicitado a ingerir uma substância radiopaca positiva, não hidrossolúvel (contraste a base de sulfato de bário), em pequenos goles, durante a deglutição, serão obtidas aquisições de imagens através de exposições radiográficas usando um aparelho de fluoroscopia, serão adquiridas radiografias em posições diferentes, para podermos visualizar em diversos ângulos o esôfago, estômago e duodeno. O exame é documentado em filme radiológico. Não causa dor e não há necessidade de sedação

TEMPO DE DURAÇÃO

Cerca de 30 minutos

Preparo

- A SED deve ser feita com o estômago vazio. Isso significa que o paciente não pode ter comido ou bebido antes do exame, por um período de tempo que varia de acordo com a idade, que são:

- De 0 a 6 mêses: 3 horas;

- De 7 meses a 2 anos 4 horas;

- De 3 anos e mais velhos: 8 horas;

Observações

Tomar medicações de uso diário normalmente